CURSO - METODOLOGIAS ATIVAS PARA PROFESSORES

 

Para professores e gestores que acreditam que a prática docente ainda pode fazer a diferença para uma educação de qualidade, equânime e justa. Que acreditam também que suas práticas interferem diretamente na evasão escolar/universitária, no interesse do estudante e, por fim, na imagem geral da instituição de ensino.

Modalidade - semipresencial, ou seja, parte presencial e parte à distância. A parte à distância é feita pelo Google for Education (Google Sala de Aula).

 

 

Com certificação de 40h.

 

O que você vai aprender fazendo?

 

 

1. Aplicar a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida na sua realidade profissional;

2. Criar o seu próprio site (grátis) no Google Sites para publicar seus materiais educativos;

3. Criar e aplicar um formulário no Google Form que lhe permita acompanhar a aprendizagem dos seus estudantes;

4. Criar e aplicar uma avaliação interativa e gamificada simples utilizando o Kahoot.

5. Aplicar a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Pares na sua realidade profissional;

6. Criar uma apresentação digital no Power Point utilizando os conceitos da neuroeducação;

7. Criar um formulário de avaliação digital avançado adicionando devolutiva individual e a ramificação no Google Form;

8. Utilizar o recurso digital Plickers para realizar uma avaliação com correção automatizada usando somente o seu smartphone sem internet;

9. Preparar uma aula utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas;

10. Criar sua própria sala de aula digital;

11. Compartilhar sua sala de aula digital com seus alunos (seu conteúdo no celular deles);

12. Preparar uma aula personalizada na sua sala de aula digital;

13. Avaliar seus alunos por meio da sala de aula digital (de forma automática, o aluno faz a avaliação formativa e o sistema corrige pra você!);

14. Criar e aplicar um quiz interativo utilizando um recurso digital simples e acessível, o Mentimeter;

15. Aplicar a metodologia ativa da simulação realística na sua prática educacional.

 

 

Durante o curso são abordadas as seguintes metodologias ativas:

 

1. Personalização da aprendizagem;

2. Sala de Aula Invertida;

3. Aprendizagem Baseada em Problemas;

4. Aprendizagem baseada em pares.

 

Como estratégia de avaliação o participante é orientado a planejar uma aula ou um conjunto de aulas que se utilizem de abordagem ativa na relação de aprendizagemensino. Estimulamos também a aplicação prática da simulação realística com gravação. Dessa forma, temos alcançado o principal objetivo institucional do Docência Criativa que é transformar, de fato, a prática docente em uma estratégia multi metodológica. Sabemos que a forma hegemônica de ensinar (aulas expositivas) é muito importante e até mesmo fundamental mas, por outro lado já admitimos que somente ela não dá mais conta das necessidades educacionais do século XXI. Propomos então nessa formação docente, um casamento com total comunhão de bens entre a abordagem tradicional e as abordagens ativas de forma a empoderar o professor que, agora multi metodológico, enfrentará os desafios da nova sociedade em rede mais atualizado e até mais satisfeito com os resultados de aprendizagem dos seus estudantes.

 

Se interessou? Clique aqui e veja as turmas com inscrições abertas!!

 

 

 

Público alvo

 

Professores de todas as áreas, níveis e modalidades de ensino, preceptores, instrutores, estudantes de licenciaturas, diretores, coordenadores, orientadores e demais profissionais que exerçam atividades educativas formais ou não formais e que desejam aplicar, com a ajuda de recursos digitais simples e considerando a sua realidade e especificidade escolar/universitária, as metodologias ativas na sua prática educativa.

 

 

Com certificação de 40h.

 

 

Dúvidas e ou demais informações: WhatsApp (24) 98818-0169.

 

 

 

Se interessou? Clique aqui e veja as turmas com inscrições abertas!!

 

 

 

Algumas referências utilizadas no curso:

 

ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. Aprendizaje y ordenador. Madrid: Dykinson, 2000.ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 2002.BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. CAVELLUCCI, L.C. B. Estilos de Aprendizagem: em busca das diferenças individuais. Curso de Especialização em Instrucional Design, 2005.Site Educacional.GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. Publicado originalmente em inglês com o título: The frams of the mind: the Theory of Multiple Intelligences, em 1983. ROCHA, Enilton Ferreira. Metodologias Ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula. 2016. COSTA, J.G.F.; et. al. Práticas contemporâneas do ensino em saúde: reflexões sobre a implantação de um centro de simulação em uma universidade privada. Rev. Bras, Pesq. Saúde. Vitória, v. 15, n. 3, p. 85-90.2013GEMIGNANI, E. Yu Me Yut.Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Ensinar Para a Compreensão. Revista Fronteira das Educação [online], Recife, v. 1, n. 2, 2012.

 

 

Fotos de algumas turmas realizadas ou em andamento:

Midia turmas por ai2.png